A roteirização de entregas é uma ferramenta necessária para a organização das operações de entrega, tão presentes no nosso país.
Segundo a Aslog (Associação Brasileira de Logística) o transporte rodoviário para prestação de serviços e entregas compõe cerca de 58% da totalidade das operações logísticas em território brasileiro.
Ou seja, os veículos são de extrema importância na realização de atividades econômicas no Brasil, bem como as operações de campo são colaboradoras para a potencialização de uma empresa.
Neste sentido, problemas como atraso de entregas, gasto excessivo com combustível e demora na prestação de serviços são resultados de operações que não estão alinhadas e geridas o bastante.
Com a roteirização de entregas, os itinerários são criados estrategicamente, sempre visando o melhor desempenho e satisfação por parte do cliente, além de ter como objetivo a redução de tempo e custos.
Neste artigo, você vai conhecer tudo sobre o módulo de roteirização do RotaExata; o seu funcionamento e diferenciais. Confira!
Para iniciar, é essencial ressaltar que a roteirização de entregas do RotaExata é uma ferramenta auxiliadora do sistema de rastreamento.
Diferentemente de outros sistemas, o Rota oferece um roteirizador que é regido pelos dados de localização, e por isso, o acompanhamento das operações em tempo real é um dos principais diferenciais.
De modo geral, a criação dos itinerários se dá a partir dos pontos fixados no mapa, que são os clientes e destinos cadastrados por você.
Após registrados no sistema, você pode planejar as operações atribuindo os motoristas a cada destino, e os veículos que serão utilizados.
A roteirização é o próprio sistema que faz, com base no rastreamento, como já mencionado; o software direciona os trajetos levando em consideração o caminho mais rápido, que poupe o máximo de tempo e reduza os custos.
Assim, é só selecionar os clientes a serem visitados e adicionar as informações que comentamos acima - destinos e motoristas atribuídos a cada um deles - o sistema Rota realiza todo o restante, de forma inteligente!
Durante a execução das entregas e serviços, você pode acompanhá-la pelo sistema, incluindo o status da operação (check-in e check-out) e o tempo que o motorista permaneceu em cada parada.
O sistema faz a roteirização de entregas em ambas as situações, tanto para planejamento (agendamento) quanto para pronto atendimento.
O planejamento de operação é realizado antes do dia das visitas, e assim, você agenda o itinerário e deixa tudo preestabelecido: como os motoristas e os veículos responsáveis por realizar os trajetos naquela data.
Essa é uma opção favorável para as distribuidoras e transportadoras, que precisam programar previamente as entregas a serem realizadas.
Assim, o sistema roteiriza o melhor trajeto e mantém armazenadas todas as informações sobre aquela operação, inclusive com a geração de relatórios.
Já no caso do pronto atendimento, em que a operação é requisitada naquele momento mesmo.
É simples: basta registrar os veículos no sistema e vincular os motoristas, bem como colocar o endereço do cliente a ser atendido.
Dessa maneira, você pode imediatamente acompanhar enquanto o trajeto é executado, de maneira integral!
Para o serviço de ambulâncias, alguns casos de delivery e provedores de internet, por exemplo, o pronto-atendimento é uma das formas pelas quais esses segmentos mais operam no cotidiano.
Por isso, essa opção garante o sucesso do atendimento, sem atrasos ou imprevistos.
Apesar de serem situações diferentes, a roteirização das entregas é qualificada do mesmo modo, e oferece a você a melhor organização e fiscalização das operações de campo.
O módulo de roteirização do RotaExata oferece o chamado agendamento de visitas por região, que é a funcionalidade que permite que você desenhe áreas para delimitar certas regiões no mapa.
Depois de selecioná-las, o próprio sistema monta o itinerário automaticamente com base na região, de forma a reduzir a distância percorrida e o tempo.
Sendo assim, pode-se dizer que a redução de custos é um dos - senão o maior - benefício da roteirização de entregas.
Isso porque quando a gestão desse processo é feita por um software inteligente - como é o caso do Rota - o ganho operacional é garantido.
Isso é, as operações são realizadas em um menor período de tempo, além de serem estratégicas.
Nesse cenário, há a possibilidade de utilizar menos veículos em campo, realizar mais entregas por dia e assim poupar custos de operação, tornando-a muito mais eficiente.
Além da praticidade garantida pelas informações fornecidas pelo módulo principal - o rastreamento - a redução de custos com combustível e manutenções também é uma grande vantagem, oferecida pelo conjunto roteirização de entregas + rastreamento veicular.
Com esse último, o cumprimento das rotas da maneira que realmente deve ser é assegurado, visto que a conduta dos motoristas melhora por saberem que estão sendo monitorados.
Assim, você pode realizar as correções que forem necessárias, e otimizar ainda mais o processo.
Como se não bastasse, a redução é um benefício que se relaciona à mão de obra, já que o sistema oferece inúmeras facilidades.
Para exemplificar, uma delas é a importação de documentos, podendo ser no formato de planilhas e até notas XML.
Essa opção poupa o trabalho de registrar no mapa todos os pontos de destino, já que inserindo um documento com o nome do cliente e os endereços, os pontos são automaticamente fixados no mapa.
Em adição, caso ocorram imprevistos no trajeto - como a ausência do cliente no local, atrasos devido ao tráfego e outros casos - uma facilidade oferecida pelo sistema é o registro das ocorrências.
Ao criar uma nota informando sobre a situação, o motorista estará te atualizando em relação ao andamento da operação, para que o processo continue organizado.
A configuração do módulo de roteirização de entregas é flexível, e tem como intuito se encaixar à sua política de frota e ao seu segmento.
Por isso, existem duas principais regras de operações no sistema: tempo de permanência e janela de carregamento, as quais você pode selecionar de acordo com as normas da sua empresa e assim organizar o serviço dos motoristas.
Saiba mais sobre essas duas regras:
O tempo de permanência diz respeito ao período destinado à realização do serviço do motorista em um cliente.
Por exemplo, você pode selecionar 15, 20 minutos, meia hora ou de acordo com o número de visitas naquele dia e o número de clientes que você tem, além do tipo de serviço que você realiza, é claro.
Caso o colaborador ultrapasse esse tempo, o sistema gera uma notificação e te avisa por e-mail, para que você entre em contato ou tome as devidas providências.
Já a regra de janela de carregamento é a regra referente ao tempo que o motorista tem para realizar o carregamento da carga, antes de sair para o itinerário.
Esse requisito é importante para o controle de ociosidade dos condutores, pois evita que eles tirem proveito da ausência de monitoramento e dessa forma fiquem “matando tempo” no período entre as operações, praticando assim o ócio.
Para concluir, vale ressaltar que a logística do seu negócio é extremamente fundamental para a potencialização do seu desempenho.
Por meio da roteirização de entregas, você pode ir muito além do atendimento “básico” oferecido por uma empresa; você pode ser referência!
A sua empresa já passou por uma dessas situações por causa da falta de organização nas operações?
Você já tinha ouvido falar de alguma dessas soluções que apresentamos hoje? Conta pra gente!
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RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.
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2 Comentários
Mandaram bem no artigo! Com certeza a automatização é um belo ganho de produtividade.
Excelente artigo!